Pintura com Roll-on

03-12-2012 22:28

Materiais:

   Embalagem vazia de desodorizante roll-on;

   Tinta guache;

   Faca de ponta redonda;

   Papel

Como fazer:

Com a faca de ponta redonda, solte cuidadosamente a bola do roll-on. Limpe a embalagem vazia e coloque lá dentro a tinta guache na cor desejada. Volte a colocar a bolado roll-on pressionando com os dedos, de maneira a que esta se mantenha na posição inicial. Agora basta deixar as crianças explorar o novo «pincel» e divertirem-se com a experiência ao mesmo tempo que trabalham a coordenação motora ampla e tonificação das mãos. 

*Ideia retirada do Livro 356 atividades para fazer com os seus filhos, de Andreia Vidal.

                                                                     

Objectivos:

  • Pode ser realizada em casa com os pais ou familiares;
  • Trabalho em expressão plástica;
  • Desenvolve a motricidade fina. 

Com esta atividade podemos também promover reflexões e novas aprendizagens por parte da criança:

Desta forma de acordo com as metas de aprendizagens estabelecidas para o Pré-Escolar, pelo Ministério da Educação e Ciência

 

Domínio: Exp. Plástica - Desenvolvimento da Capacidade de Expressão

Subdomínio: Produção e Criação

Meta Final 1) “No final da educação pré-escolar, a criança representa vivências individuais, temas, histórias, paisagens entre outros, através de vários meios de expressão (pintura, desenho, colagem, modelagem, entre outros meios expressivos).”

Domínio: Exp. Plástica - Apropriação da Linguagem Elementar das Artes

Subdomínio: Fruição e Contemplação / Produção e Criação

Meta Final 4) “No final da educação pré-escolar, a criança identifica alguns elementos da Comunicação Visual na observação de formas visuais (obras de arte, natureza, e outros objectos culturais) e utiliza-os nas suas composições plásticas, e.g. cor (cores primárias e secundárias, mistura de cores) …”

Domínio: Exp. Plástica - Desenvolvimento da Criatividade

Subdomínio: Reflexão e Interpretação

Meta Final 8) ” No final da educação pré-escolar, a criança emite juízos sobre os seus trabalhos e sobre as formas visuais (obras de arte, natureza, objetos), indicando alguns critérios da sua avaliação.”

Voltar