Salta, Saltitão
20-12-2012 22:51Aqui colocamos a música "Salta, Saltitão"
Música e Letra: Joel Canhão
Como sugestão de atividade para a música:
Está canção pode ser abordada como sendo um jogo, em que as crianças podem saltar, bater palmas, motivando-as a brincarem umas com outras.
Com a realização desta atividade podemos também responder a algumas metas que o Ministério da Educação e Ciência refere, para o final do Pré-Escolar:
Domínio: Expressão Musical - Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Perceção Sonora e Musical
Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação
Meta Final 34) “No final da educação pré-escolar, a criança improvisa ambientes sonoros para rimas, canções, partituras gráficas e sequências de movimento, selecionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objetos sonoros e instrumentos de percussão).”
Meta Final 35) “No final da educação pré-escolar, a criança decide sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura formal, de intensidade e de andamento.”
Meta Final 36) “No final da educação pré-escolar, a criança realiza ações motoras diferenciadas (andar, saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobiliza diferentes qualidades de movimento como forma de reação ao carácter, ao ritmo (pulsação, andamento, métricas binária e ternária), à intensidade e à organização formal (secções AB, ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.”
Meta Final 37) “No final da educação pré-escolar, a criança reconhece auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.”
Meta Final 38) “No final da educação pré-escolar, a criança comenta a música que ouve ou a música que interpreta utilizando vocabulário musical.”
Meta Final 39) “No final da educação pré-escolar, a criança utiliza grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade, movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.”
———
Voltar