Realização de uma Cesta

25-11-2012 22:28

Materiais:

Jornal;

Palito de Espetada;

Pedaço de Cartão;

Molas de Roupa; (opcional)

Cola;

Tintas.

Com uma folha de jornal numa mesa, coloca-se um palito na ponta da folha e começa-se a enrolar a folha de jornal, retirando a o palito, quando não necessitarmos mais para enrolar a folha de jornal. 

Depois colocamos em cima da mesa um pedaço de cartão retangular, que irá servir de base para a cesta da fruta, de seguida coloca-se em cima do cartão cerca de 5/6 rolinhos e cola-se mais um pedaço cartão igual ao anterior, para que ser a base interior da cesta. Utiliza-se um dos rolinhos para dar a volta a cesta, entrelaçando com os outros rolinhos de jornal.

Continua-se a entrelaçar os rolinhos, até ter o tamanho desejado, cortando se for necessário. (Se vires que estás com dificuldade entrelaçar coloca molas nos cantos da cesta)

Quando achares que a tua cesta está com o tamanho ideal, dobra a ponta dos rolinhos do jornal e cola-as dentro da cesta, fazendo assim um acabamento. Depois escolhe uma cor a teu gosto e decora a tua cesta de fruta.

  

No fim podes colocar a tua fruta ou outros materiais que queiras colocar na tua cesta.

 

Objetivos:

  • Trabalhar a criatividade;
  • Desenvolver a motricidade fina;
  • Proporcionar uma relação de próximidade entre adulto e criança.

Com a realização desta atividade podemos trabalhar ainda algumas vertentes mais das diversas expressões:

 

Domínio: Conhecimento do Ambiente Natural e Social

Meta Final 14) “No final da educação pré-escolar, a criança classifica materiais por grandes grupos (exemplos: metais, plásticos, papéis…) relacionando as suas propriedades com a função de uso dos objetos feitos a partir deles.”

Domínio: Exp. Plástica - Desenvolvimento da Criatividade

Subdomínio: Reflexão e Interpretação

Meta Final 9) “No final da educação pré-escolar, a criança utiliza, de forma autónoma, diferentes materiais e meios de expressão (e.g. pintura, colagem, desenho, entre outros) para recrear vivências individuais, temas, histórias, entre outros.”

Domínio: Exp. Dramática / Teatro - Desenvolvimento da Capacidade de Exp. e Com.

Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise

Meta Final 10) “No final da educação pré-escolar, a criança interage com outros em actividades de faz-de-conta, espontâneas ou sugeridas, recorrendo também à utilização de formas animadas (marionetas, sombras…) como facilitadoras e/ou intermediárias em situações de comunicação verbal e não-verbal.”

Meta Final 12) "No final da educação pré-escolar, a criança exprime opiniões pessoais, em situações de experimentação/criação e de fruição."

 

 

 

 

 

 

 

Voltar