Peixinhos no Aquário

18-12-2012 23:11

"Peixinhos no Aquário"

Apresentação4.pptx (476,5 kB)

Com a realização desta atividade podemos também responder a algumas metas que o Ministério da Educação e Ciência refere, para o final do Pré-Escolar:

Esta canção sugere brincadeiras com o movimento em que as crianças deslizam de uma forma livre, imitando o movimento dos peixinhos. Em alternativa, deseenham este mesmo movimento apenas com gestos das mãos ou pés.

 Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Exp. e Com.

Subdomínio: Interpretação e Comunicação

Meta Final 24) “No final da educação pré-escolar, a criança utiliza a voz falada segundo diversas possibilidades expressivas relacionadas com a altura (agudo, grave), a intensidade (forte e fraco) e o ritmo da palavra (texto ritmado).”

Meta Final 27) “No final da educação pré-escolar, a criança canta canções utilizando a memória, com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação e acentuação) e da respiração.”

Meta Final 28) “No final da educação pré-escolar, a criança interpreta canções de carácter diferente (de acordo com o texto, o ritmo ou a melodia) e em estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido, lento, em accelerando e em rallentando).”

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade

Subdomínio: Criação e Experimentação

Meta Final 34) “No final da educação pré-escolar, a criança improvisa ambientes sonoros para rimas, canções, partituras gráficas e sequências de movimento, selecionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objetos sonoros e instrumentos de percussão).”

Meta Final 35) “No final da educação pré-escolar, a criança decide sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura formal, de intensidade e de andamento.”

Meta Final 36) “No final da educação pré-escolar, a criança realiza ações motoras diferenciadas (andar, saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobiliza diferentes qualidades de movimento como forma de reação ao carácter, ao ritmo (pulsação, andamento, métricas binária e ternária), à intensidade e à organização formal (secções AB, ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.”

Meta Final 37) “No final da educação pré-escolar, a criança reconhece auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.”

Meta Final 38) “No final da educação pré-escolar, a criança comenta a música que ouve ou a música que interpreta utilizando vocabulário musical.”

Meta Final 39) “No final da educação pré-escolar, a criança utiliza grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade, movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.”

 

 

Voltar