Espelhos
16-12-2012 18:38
Nesta actividade as crianças terão de estar numa primeira fase, sozinhas em frente ao espelho e ouvindo uma música (que transmita diversos sentimentos), esta terá de expressar os sentimentos que sente ao ouvir a música perante aquele espelho, para que possa ter noção das suas expressões quando está alegra, triste, zangada, com medo, entre outras.
Outra variante deste exercício pode ser utilizar um texto escrito por o adulto em que reúne, no mesmo algumas emoções e sentimentos e lê à criança quando está em frente ao espelho.
Na segunda fase são reunidas as crianças aos pares e com a mesma música ou texto têm de imitar as expressões da criança que está a fazer par consigo, sendo por isso o seu espelho, depois é importante trocar, para que todas as crianças tenham oportunidade de realizar o mesmo processo.
Objetivos:
Trabalhar a motricidade da criança;
Permite desenvolver a criatividade;
Permitir à criança ter conhecimento de expressões que realiza;
Trabalhar a auto-estima;
Desenvolvimento da expressão corporal e comportamental.
Pretende atingir como metas:
“Meta Final 11) No final da educação pré-escolar, a criança exprime de forma pessoal, corporalmente e/ou vocalmente, estados de espírito (alegre, triste, zangado…), movimentos da natureza (chuva, vento, ondas do mar…), acções (cantar, correr, saltar…) e situações do quotidiano (levantar-se, lavar-se, tomar o pequeno-almoço, brincar…).”
“Meta Final 14) No final da educação pré-escolar, a criança inventa e experimenta personagens e situações de faz-de-conta ou de representação, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes estímulos, diversificando as formas de concretização.”
———
Voltar