Apanhar a cauda

07-01-2013 22:58

Com as crianças organizadas em grupos entre 6 a 8 elementos, dispostas em colunas, cada criança agarra-se com as mãos na cinta do colega da frente. O primeiro elemento deve colocar uma máscara com a cabeça de cão e o último deve ter uma corda presa à cinta, representando a cauda do animal.

O jogo começa com o primeiro, ou seja, a cabeça do cão a tentar apanhar o seu rabo, e este deve fugir. Porém durante o jogo a fila não deve ser desfeita. Quando a cabeça apanha a cauda, o aluno da frente passa para o último lugar da fila, tomando a posição da cauda. 

Nota: Todos os alunos devem ocupar as duas posições.

Com esta ativiadade podemos trabalhar domínios como:

Domínio: Exp. Dramática / Teatro - Desenvolvimento da Capacidade de Exp. e Com.

Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise

Meta Final 10) “No final da educação pré-escolar, a criança interage com outros em actividades de faz-de-conta, espontâneas ou sugeridas, recorrendo também à utilização de formas animadas (marionetas, sombras…) como facilitadoras e/ou intermediárias em situações de comunicação verbal e não-verbal.”

Domínio: Exp. Dramática/Teatro - Desenvolvimento da Criatividade

Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise

Meta Final 14) “No final da educação pré-escolar, a criança inventa e experimenta personagens e situações de faz-de-conta ou de representação, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes estímulos, diversificando as formas de concretização.”

Domínio: Exp. Dramática/Teatro - Compreensão das Artes no Contexto

Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise

Meta Final 17) “No final da educação pré-escolar, a criança reconhece o teatro como prática artística presencial e integradora de outras práticas e áreas de conhecimento (música, artes plásticas, multimédia, luz, histórias…).”

Voltar