A vassoura
20-11-2012 21:16Com as crianças em roda, a educadora pega numa vassoura e usa-a como se fosse outro objecto (Ex: cana de pesca).
Depois, passa a vassoura ao aluno da direita, que tem de inventar uma nova maneira da direita, que tem de inventar uma nova forma de a usar, como se fosse um pente, por exemplo.
O jogo continua descobrindo-se sempre novas e bizarras utilizações da vassoura.
Pretende-se trabalhar como domínios:
Domínio: Exp. Dramática / Teatro - Desenvolvimento da Capacidade de Exp. e Com.
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise
Meta Final 10) “No final da educação pré-escolar, a criança interage com outros em actividades de faz-de-conta, espontâneas ou sugeridas, recorrendo também à utilização de formas animadas (marionetas, sombras…) como facilitadoras e/ou intermediárias em situações de comunicação verbal e não-verbal.”
Domínio: Exp. Dramática/Teatro - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise
Meta Final 14) “No final da educação pré-escolar, a criança inventa e experimenta personagens e situações de faz-de-conta ou de representação, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes estímulos, diversificando as formas de concretização.”
Domínio: Exp. Dramática/Teatro - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Experimentação e Criação / Fruição e Análise
Meta Final 17) “No final da educação pré-escolar, a criança reconhece o teatro como prática artística presencial e integradora de outras práticas e áreas de conhecimento (música, artes plásticas, multimédia, luz, histórias…).”
———
Voltar